top of page

Um pouco sobre: Design Gráfico


A Carreira em Design Gráfico.

O profissional da área de Design Gráfico cria projetos de comunicação visual e novos produtos e embalagens, desenha logotipos, formata qualquer tipo de material visual como panfletos, outdoors, páginas da internet, etc.

•Algumas das principais atividades desempenhadas por um designer gráfico são: •Criação e produção de animações para o meio digital. •Criação de logotipos, marcas e embalagens. •Definição da aparência e formato de páginas de jornais e revistas (cores, formatos, tamanhos e tipos de letras e de papel) •Criação visual de sites, blogs, banners para a internet. •Planejamento e desenvolvimento de anúncios, panfletos, cartazes e vinhetas para a TV.

Ele também pode atuar na área de Design de Produtos, desenhando novos produtos para diversas áreas, levando em conta os aspectos funcionais, estéticos e utilitários do objeto. O designer gráfico pode ainda desenhar móveis, joias, vestuário, equipamentos médicos e odontológicos, peças para maquinário industrial, eletrodomésticos, entre outros.

Perfil do profissional formado em Design Gráfico.

Ter afinidade com desenho e gostar de arte de uma forma geral são características desejáveis do profissional que pretende seguir carreira em Design Gráfico. Gostar de tecnologia é importante, pois este profissional utilizará muitas ferramentas de computação gráfica em seus projetos.

Outra característica importante para um designer gráfico é ser criativo e inovador.

Para manter-se criativo e com bom senso estético, é importante que este profissional esteja por dentro das tendências do setor, pesquise bastante sobre novas tecnologias e formas de comunicação.

Organização, disciplina e comprometimento com resultados são fundamentais para que um bom designer gráfico consiga gerenciar seus projetos e entregá-los no prazo.

Mercado de trabalho para quem faz Design Gráfico.

O surgimento de novas mídias e a necessidade crescente das empresas de fortalecerem suas marcas contribuem para o crescimento das ofertas de emprego para um designer gráfico.

Algumas das principais empresas que contratam profissionais da área do Design Gráfico são: •Agências de Publicidade •Editoras •Departamentos de Arte de Empresas de Comunicação •Escritórios e Estúdios de Design •Emissoras de TV •Empresas de Embalagens •Gráficas •Produtoras de Vídeos •Empresas Cinematográficas

Este profissional também pode atuar como autônomo ou seguir a carreira acadêmica, ministrando aulas para cursos técnicos e faculdades.

Na região de Ribeirão Preto, a Barão de Mauá possui o curso tecnólogo de design gráfico, com dois anos de duração.

Sua grade curricular é:

1 º período/ Carga horária

Empreendedorismo 40

História da Arte 80

Laboratório Criativo 120

Legislação, Ética e Sociedade 40

Mídias Digitais 40

Produção de Texto 40

Projeto Integrador - Criatividade 120

2 º período/ Carga horária

Desenho I80

Fotografia I40

Fundamentos do Design 80

Programação Visual 40

Projeto Integrador - Fundamentos do Design Gráfico 120

Técnicas de Ilustação 40

Técnicas de Tratamento de Imagens 80

3 º período/ Carga horária

Desenho II 40

Design Editorial 80

Fotografia II 80

Identidade Visual 80

Produção Gráfica 80

Proj.Integrador - Design Aplicado à Mídia Impressa 120

4 º período/ Carga horária

Branding 40

Design 3D1 20

Design de Produtos e Embalagens 80

Design para Web 40

Projeto Integrador-Design Aplicado à Mídia Digital 120

Técnicas de Animação e Multimídia

Alguns programas específicos são utilizados pelos designers gráficos, os quais serão explanados resumidamente aqui.

• Corel Draw: Aplicativo para ilustração vetorial, bastante utilizado na criação de logotipos, flyers, cartazes, anúncios, banners e demais peças. O Corel Draw perdeu um pouco seu espaço depois que o Illustrator chegou. Muitos profissionais dizem que a plataforma de impressão do Corel Draw é excelente, no entanto, em alguns países o Corel é conhecido como o programa que faz capa de trabalhos infantis. Em grandes agências, até mesmo brasileiras, seu uso foi totalmente substituído pelo Illustrator.

Illustrator: Executa praticamente as mesmas funções do Corel Draw, mas de forma muito mais eficiente e excelente, além de carregar consigo o peso do nome Adobe. O Illustrator não tem a fama de travar no meio de um trabalho pesado, como no Corel. Há quem diga que para evoluir como designer gráfico é necessário migrar do Corel para o Illustrator.

Photoshop: Talvez o aplicativo mais utilizado do pacote Adobe, o Photoshop surpreende a cada nova versão, sempre aprimorando, sempre inovando, desde interface à agilidade nas suas funções. Antes, o que demorava uma hora para ser feito, agora demora vinte minutos para ser realizado. Esse aplicativo de edições de imagens é conhecido mundialmente!

InDesign: É o sucessor do PageMaker e é considerado por muitos profissionais como o melhor aplicativo para diagramação. Com ele é possível diagramar um livro todo, por exemplo, e obter um PDF para impressão com confiança e qualidade.

O designer gráfico vem ganhando espaço no mercado, devido o surgimento de novas mídias e do crescimento das que já existem. A publicidade, a internet, a telefonia celular e a mídia são o principal campo de trabalho de um designer gráfico e, por estarem crescendo tanto, o trabalho do designer gráfico vem sendo cada vez mais solicitado pelas grandes empresas. Entretanto, alguns profissionais dessa área ainda optam por trabalhar como autônomo, na prestação de serviços até mesmo para grandes empresas ou para empresas pequenas de design.


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page