Mandala
A palavra mandala significa círculo, mas não apenas enquanto formato geométrico. Ela se refere ao círculo mágico, sendo considerada como um símbolo universal de integração e harmonia. Nesse sentido, o formato circular representa uma concentração de energia.
Na tradição budista, por exemplo, a mandala enquanto diagrama se remete a uma mansão sagrada, ou seja, o palácio onde vive uma divindade. Em algumas cerimônias, é comum que mandalas sejam construídas com areia em cima de uma plataforma e, no final, essa areia é jogada em um rio, para representar a difusão das bênçãos.
CORES DA MANDALA:
As cores usadas nas mandalas estão relacionadas com a psicologia das cores, corrente que afirma que cada cor é capaz de evocar determinadas sensações. É por isso que a mandala pode ser usada na decoração como forma de trazer equilíbrio ao ambiente e até em psicoterapia.
Dentro desse conceito, o laranja remete ao elemento terra, sugere impulso, energia e bom humor. O azul é capaz de evocar otimismo, segurança e confiabilidade, além de ser a cor símbolo das bênçãos divinas na China durante a antiguidade. O verde desperta a sensação de tranquilidade e cura, enquanto o violeta está ligado à espiritualidade.
TIPOS DE MANDALA:
As mandalas de ensinamentos são usadas para traduzir um conhecimento filosófico e religioso em que cada traço se refere a um aspecto desse conhecimento. As mandalas de areia são instrumentos de rituais e simbolizam a impermanência do ser humano. Já as mandalas de cura são elaboradas para meditação e busca de paz interior, sendo mais intuitivas do que as de ensinamentos, por exemplo.
Alguns símbolos se repetem em mandalas, como sinos (sabedoria feminina) ou a roda de oito raios (caminho para a sabedoria), por causa do que significam.
Fonte da informação: http://www.luzdaserra.com.br/mandala-qual-o-significado
MINHAS MANDALAS NO AUTOCAD: